ensino

Edufal lança livro sobre a Metodologia da Pesquisa em Saúde

Publicação é assinada pelo médico e professor Mário Jucá e será lançada na quinta-feira
Por Redação 23/02/2024 - 09:58

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Metodologia da Pesquisa
Metodologia da Pesquisa

A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) convida para o lançamento da segunda edição da obra Metodologia da Pesquisa em Saúde, assinada pelo médico e professor Mário Jucá, da Faculdade de Medicina (Famed) da Ufal. 

A solenidade será realizada na sede do Conselho Regional de Medicina (CRM-AL), situado na Rua Sargento Aldo Almeida, nº 90, no bairro do Pinheiro, em Maceió, a partir das 19h.

Segundo o docente, a segunda edição deste livro é a concretização de um sonho, que teve início em 1989 quando concluiu sua pós-graduação em Didática do Ensino Superior da Universidade Ibirapuera em São Paulo.

“Na época, fui convidado a ministrar a disciplina de Metodologia Científica pela primeira vez, nesse mesmo curso de pós-graduação, ficando fascinado por essa área transversal de todas as áreas do conhecimento. Este sonho tornou-se realidade em 2006, quando implantei com um grupo de professores o primeiro mestrado da área da Saúde da Universidade Federal de Alagoas [Ciências da Saúde]”, recordou Mário.

Segundo ele, o livro visa facilitar o aprendizado de estudantes, especialmente os da área da Saúde, no que se refere ao passo a passo na elaboração de projetos científicos: do planejamento, passando pela execução, até o relatório final da pesquisa, seguido da publicação em periódicos científicos.

“O livro também é uma ferramenta para o trabalho docente em disciplinas de Metodologia Científica, podendo se configurar como um roteiro para a intervenção didático-pedagógica, por apresentar as definições para o entendimento e aplicação de atividades cognitivas e técnicas relacionadas à prática de elaboração de trabalhos científicos”, concluiu o docente Mário Jucá.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato